Turismo subaquático em Salvador

Estamos a poucos dias da chegada da primavera e nós, do Fiesta Bahia Hotel, já sentimos uma energia diferente! As temperaturas vão ficando mais altas, as paisagens mais belas, as programações de eventos e shows mais intensas e Salvador vai ficando ainda mais agitada!

Esse movimento é comum nos meses que antecedem a alta temporada, trazendo uma expectativa maravilhosa para o verão! E por falar nisso, o turismo de Salvador vai ganhar um reforço importante em 2024! Para os turistas que curtem atividades subaquáticas, a previsão é de mais dois naufrágios assistidos de navios para posterior visitação.

Submersos, o antigo ferry-boat Juracy Magalhães e o navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha, vão dar origem a recifes artificiais, tornando o passeio de mergulhadores na Baía de Todos-os-Santos ainda mais encantador! Com o afundamento dessas duas embarcações, segundo a secretaria de Turismo, a baía passa a ter o maior parque subaquático urbano do país!

Turismo de mergulho em Salvador –

Em 2020, o ferry-boat Agenor Gordilho de 71 metros de cumprimento e 19 de altura e um rebocador foram afundados a 1,5 quilômetro da costa. As embarcações estão entre 30 e 35 metros de profundidade, garantindo um bom acesso a partir de 15 metros para mergulhadores iniciantes.

No fundo da baía, ainda se destacam três embarcações de naufrágios históricos: Galeão Sacramento (1668), Vapor Maraldi (1875) e Clipper Blackadder (1905). Pesquisamos um pouquinho da história desses gigantes. Acompanhe:

Galeão Sacramento

Afundou em maio de 1668. Português, o navio Galeão Sacramento, conhecido também como navio Santíssimo Sacramento saiu de Tejo, em Portugal, e trazia João Corrêa da Silva e sua comitiva para ser empossado no governo da Bahia. Por causa de ventos fortes, não conseguiu manobrar e acabou batendo no banco de Santo Antônio. Alguns dos seus canhões de bronze estão expostos em museus de Salvador, no Farol da Barra, e do Rio de Janeiro.

Maraldi

Vinha de Buenos Aires rumo a Bélgica e passou em Salvador para abastecimento. Afundou em 1875 com uma carga de couro e lã depois que encalhou na Baía de Todos-os-Santos por causa das conhecidas correntezas da região. O navio Maraldi está numa profundidade máxima de 12 metros entre os fortes de Santo Antônio (Farol da Barra) e forte de Santa Maria.

Blackadder

O navio norueguês Blackadder está afundado desde 1905 e trazia uma carga de carvão à Bahia. Apresentou defeitos de fabricação e passou por diversos problemas em suas incursões em alto mar. Mas acabou afundando quando entrava ancorado na Baía de Todos-os-Santos. Durante um temporal, ele se soltou da amarração e foi lançado para os recifes da praia de Boa Viagem.

Interessantes as histórias guardadas pelas águas soteropolitanas, não é mesmo?

Reserve sua estadia no Fiesta Bahia Hotel e monte seu roteiro subaquático! Há empresas que realizam esse tipo de turismo e super vale a pena investir em passeios diferentes assim!

Reservas:

www.fiestahotel.com.br

[email protected]

(71) 99334-1279 – WhatsApp

(71) 3352-0000

 

Texto com informações do site “vemprabahia.com.br”

Compartilhe esta publicação: